ACONTECEU

VIVER PRA VALER - SHOW MARCOS LESSA

31 de outubro de 2018

Projeto Viver Pra Valer estimula convivência entre pais e filhos e busca afastar crianças do celular.
Recursos arrecadados pelo projeto serão revertidos para a Construção de sede própria da Escola Waldorf Micael


 Em janeiro deste ano, repercutiu mundialmente a informação de que investidores da Apple escreveram uma carta aberta à companhia pedindo que ela crie ferramentas que combatam o vício de crianças e adolescentes em celulares. Os acionistas chamaram atenção para um extenso número de pesquisas científicas que mostram efeitos negativos do mau uso dos dispositivos eletrônicos sobre crianças. As pesquisas indicam problemas como irritabilidade, obesidade, perda de sono e de concentração, depressão, mas até agora nem a Apple e nenhuma outra fabricante de smartphones apresentou aos seus clientes a melhor forma de combater o uso abusivo de celulares entre as crianças.

Em Fortaleza, os pais e professores da Escola Waldorf Micael, preocupados com essa realidade cada vez mais presente na vida das famílias, abraçaram a causa do movimento Viver Pra Valer que busca incentivar uma maior e melhor convivência entre pais e filhos, e reduzir o uso de aparelhos eletrônicos por parte das crianças. O projeto está realizando uma série de atividades para chamar atenção sobre o tema. A iniciativa principal é a publicação de um livro educacional elaborado pelos professores da escola – o Manual da Felicidade – que traz uma série de atividades para serem realizadas entre pais e filhos. A proposta é resgatar brincadeiras universais que eram muito comuns na infância, como pular corda, soltar pipa, jogos de tabuleiro, entre outras. Essas atividades, hoje distantes da maioria das crianças, são utilizadas no processo de educação adotado pela Pedagogia Waldorf, onde o brincar em movimento é uma prática no dia-a-dia.

Uma ampla campanha de mídia offline e online, desenvolvida pela agência de publicidade Bolero Comunicação, chama a atenção do público em Fortaleza para a necessidade de tirar as crianças da frente dos celulares. Mensagens como “Tem celular que tira muito mais que foto. Tira a infância também”; “Ler é viajar. Ótimo, assim o celular já fica no modo avião”; “Não existe emoticon capaz de traduzir a alegria do filho brincando com os pais” tentam despertar os pais sobre a importância de brincar com os próprios filhos. “É preciso trazer de volta a vontade de brincar, pular e se movimentar. Ser criança é justamente isso. Desperdiçar a infância na frente de uma tela é perder o tempo mais precioso da vida”, comentou André Mota, Diretor da Bolero Comunicação e também um pai Waldorf.

Também fazem parte da campanha shows musicais para fortalecer a iniciativa. O primeiro aconteceu no dia 19/09, com o artista Jorge Vercillo, por ocasião do lançamento da campanha. O próximo evento ocorrerá no dia 31/10 (quarta-feira), às 20 horas, do teatro do RioMar e terá como atração principal o cantor Marcos Lessa. Outra fase do Viver Pra Valer consiste na ocupação de praças de Fortaleza, sempre levando brincadeiras que permitam a integração de pais e crianças de todas as idades.

O Manual da Felicidade está sendo comercializado por R$10,00 na sede da Escola Waldorf Micael, no Shopping RioMar (Piso E2) e em mais de 20 pontos de vendas espalhados pela cidade. Toda a renda do Projeto Viver Pra Valer será revertida para a construção da sede própria da Escola Waldorf Micael.


Escola Waldorf Micael


A Micael é uma escola baseada na Pedagogia Waldorf, um modelo de educação criado pelo austríaco Rudolf Steiner, em 1919, na Alemanha, voltado para o desenvolvimento pleno do indivíduo. Neste método pedagógico, o ser humano é educado em seu aspecto físico, anímico e espiritual, buscando-se a integração entre o pensamento, as emoções e a vontade. Esta pedagogia deriva da doutrina conhecida como Antroposofia, corrente filosófica fundada por Steiner. Atualmente já existem 1.092 escolas e 1.857 Jardins de Infância, localizados em mais de 64 países, representando um dos maiores movimentos educacionais independentes no mundo.

 

A Waldorf Micael é administrada pela Associação para o Desenvolvimento da Antroposofia (ADEANT), uma entidade sem fins lucrativos, formada por pais, professores e funcionários. Fundada em Fortaleza em 1991, a unidade sempre funcionou em espaços alugados. Ano passado, a escola ganhou um terreno para a construção da tão sonhada sede própria, que permitirá a ampliação do número de estudantes atendidos pela Pedagogia e a implantação do Ensino Médio.  Hoje, além da unidade instalada no Bairro Luciano Cavalcante, que atende crianças do Ensino Infantil ao Nono Ano do Ensino Fundamental, existe uma sede no bairro de Fátima, com turmas de Ensino Infantil.

 

CALENDÁRIO DE EVENTOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossa newsletter e participar de promoções.

NOME:

EMAIL:

REDES SOCIAIS

ALVARÁ

ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO Nº 162778
ALVARÁ DOS BOMBEIROS Nº 78362 - VALIDADE: 02/01/2020
CAPACIDADE MÁXIMA: 1.000 PESSOAS